Atividade 3.3
Cursista: Vanessa da Silva Rubinho e
Márcia Maria Tizzioto
Cursista: Vanessa da Silva Rubinho e
Márcia Maria Tizzioto
Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC s uni- 03- Currículo, Projetos e Tecnologias.
1. APRESENTAÇÃO
A Educação Fiscal é um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é propiciar a participação dos alunos e na iniciação da estrutura educacional. Tem por missão conscientizar a sociedade, através da escola da função sócio-econômica do tributo. Alem de buscar o despertar do processo de arrecadação e aplicação e fiscalização do dinheiro publico.
2. OBJETIVOS
• Inserir a Educação Fiscal no funcionamento e aperfeiçoamento do instrumento de controles social e fiscal do Estado.
• Promover mudanças e reduzir as desigualdades sociais.
• Conscientizar o aluno da função social do tributo como forma de redistribuição da Renda Nacional.
• Mostrar que todos nos somos capazes de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público para que não aja sonegação fiscal.
• Conhecer o RFB para Crianças e jovens, e o Sítio Leãozinho.
3. PÚBLICO ALVO
Alunos da Educação Infantil da Escola Estadual Maestro Heitor Vila Lobo, 5º ano A.
4. METODOLOGIA
Através de uma cartilha educativa didática sobre o que é Educação Fiscal trabalhar com os alunos de como podemos aprender e colocar em pratica sobre os benefícios e malefícios da Educação Fiscal.
5. CAPILARIDADE DO PROJETO
O projeto consiste em mostrar como podemos aprender e disseminar a Educação Fiscal desde os primeiro ciclos de ensino, através de aulas educativas e ilustrativas com webquest sobre a Educação Fiscal, com aulas nas salas de tecnologias da escola, onde podemos ensinar a turma do 5ºano A tudo sobre Educação Fiscal.
6. NÚMERO DE VAGAS
O trabalho pode ser feito para todas as turmas do Ensino Infantil, começando pela turma do 5º A e depois que o trabalho foi realizado para atender o trabalho final do “Curso Disseminadores de Educação Fiscal” (ESAF - Escola de Administração Fazendária) o trabalho pode se estender para todas as demais salas e for trabalhado todo o ensino fundamental seriem iniciais, trabalhando a Educação Fiscal conforme o modelo deste projeto.
7. CARGA HORÁRIA
A partir do segundo semestre, com a carga de 10 aulas no mês, trabalhando em todas as disciplinas.
8. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecer o Programa de Educação Fiscal;
Aprender sobre o Estado e suas obrigações;
Pesquisar sobre a Educação Fiscal;
Falar com os pais em casa se eles conhecer os direitos e deveres sobre a Educação Fiscal;
Aprender a Disseminar a Educação Fiscal;
Navegar no Sítio do Leãozinho.
9. MATERIAL DE APOIO
- Computadores;
- TV, DVD;
- Caixa de Som;
- Data Show;
- Softwares Educacionais;
- Desenvolver uma Cartilha Didática Ilustrativa sobre a Educação Fiscal;
- Webquest com desenho;
- Quadro negro e giz;
- Jornais, revistas e internet, etc.
10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Fazer uma avaliação final, para saber sobre o envolvimento do trabalho apresentado sobre a Educação Fiscal, fazer com que os alunos sejam mais autônomos, possam aprender a disseminar o conteúdo proposto nas aulas, e aprender de forma divertida e clara sobre os direitos que temos, e consiga lutar para termos uma igualdade social e uma vida mais digna de se viver, com responsabilidade e amor ao próximo.
11. EQUIPE RESPONSAVEL
Coordenação Pedagógica, professores das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, Artes e Ciências e Historia.
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