Atividade 4.3 – leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação : a distância em grupos de reflexão.
A realidade apresentada no texto em relação ao que os alunos estão sujeitos em sala de aula foi muito verdadeira e clara. As tecnologias envolveram os alunos que deixaram de lado o cumprimento das metodologias tradicionais, estas já não os envolvem mais; a TV, por exemplo, é uma grande vilã pois os alunos se identificam muito com ela, no entanto não é a única tecnologia que chama a atenção dos alunos, muito interessante é usar as tecnologias que estão disponíveis para ensinar, usar essa ferramenta a favor da educação. Não adianta forçar os alunos a lerem textos de livros didáticos, mas e se estes textos estiverem numa apresentação de Power Point? Será que os alunos não se interessariam mais em ler, logicamente sendo um texto atrativo para cada público, fazer também uma interpretação por este mesmo meio. Isso já aconteceu comigo, eu ministrava aulas de Língua Espanhola e percebi que se eu tentasse ensiná-los utilizando recursos midiáticos eu conseguiria atingir meus objetivos ao invés de persistir na educação tradicional, qualquer coisa que eu tentasse ensinar utilizando a sala de informática, por exemplo, dava certo; até mesmo um rádio para completar uma música, esse tipo de coisa simples chama a atenção dos alunos, faz com que os mesmos se interessem pelos assuntos propostos pelo professor.
O papel do professor se amplia significativamente, do informador, que dita conteúdo, se transforma em orientador de aprendizagem, em gerenciador de pesquisa e comunicação, dentro e fora da sala de aula, de um processo que caminha para ser semi-presencial, aproveitando o melhor do que podemos fazer na sala de aula e no ambiente virtual.
ResponderExcluir